O pastor João Barbosa de Macedo, homem no qual admiro muito, certa vez disse: “Pedi a Deus para me dar sabedoria para dizer sim e para dizer não.” Sempre acontecem exageros. Às vezes, alguém diz sim mais que o necessário, enquanto outros, dizem não quando deviam dizer sim.
Todos quando criança ouve muito “não” dos pais: “não quero que você tenha amizade com este ou com aquele”, “você não pode sair hoje” e outros. No dia a dia temos que dizer não a muitas coisas, como: consumismo, excesso de compromissos, enfim, são inúmeros os nãos que constantemente devemos falar.
Mas a pessoa quando é pessimista ou omissa, geralmente vai dizer não para muitas coisas que devia dizer sim. Frases como: não consigo, não sei, acho que não da, não tenho condições, surgem de pensamentos negativistas. Certa vez ouvi: “O impossível é o possível que não foi tentado.” Se começar uma tarefa pensando que não vai conseguir, simplesmente não conseguirá. O pensamento negativo impede o esforço, e então, nada pode dar certo. Quando não se tem interesse por algo, o não consigo, pode ser uma boa desculpa para a omissão. “Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando” (Tg 4,17).
O problema maior a vida do pessimista e do omisso é que nunca vai chegar a nenhum posto. Ninguém pode contar com eles para nada. Se realmente o mundo é de quem faz, logo serão meros espectadores. Os que não sonham são muito pessimistas. São muito omissos os que têm simplesmente interesse próprio, sem se importar com as demais pessoas. “Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mt 6,33). O Reino de Deus é qualquer pessoa que tem Cristo. O reino que precisa ser alcançado é qualquer pessoa que ainda vive sem Cristo. O quê você tem feito para a salvação dos perdidos? E quanto a tua vida profissional? Estás aproveitando as oportunidades? Se não... Então se desperte enquanto é tempo.
Aos que não conseguem dizer não, às vezes, é por falta de coragem. Ser levado pelo ambiente é um problema seriíssimo. Quando não se tem personalidade o ambiente sempre vai determinar o que se deve fazer. Por isso é que muitas pessoas se tornam alcoólatras, toxicômanos e outros.
No campo das finanças também. Constantemente ouvimos e vemos propagandas de produtos, que na verdade não precisamos, mas o marketing diz que é de primeira necessidade. Você vai dizer sim ao marketing? Faça uma lista daquilo que você pode passar sem, se não, você vai se enterrar em dívidas. Não empreste cheques, cartões e outros. Não empreste o teu nome.
Dizer sim para o coração? “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?” (Je 17,9). Tome suas decisões baseadas na vontade de Deus, com raciocínio, sem seguir os teus sentimentos. Tome atitudes com os pés no chão.
Sabendo que a maioria dos problemas são oriundos do dizer sim ou do dizer não, peça a Deus sabedoria. Hoje vivemos no mundo dos conhecimentos, mas de ausência de discernimentos. Dizer sim ou dizer não na situação certa, momento certo e causa certa, só ocorrerá quando se tem discernimento, e para isso, Deus pode nos ajudar. “Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida” (Tg 1,5).
Nenhum comentário:
Postar um comentário