Dê Glória

De gloria

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Junho, o Mês do Centenário das Assembleias de Deus


No dia 19 de novembro de 1910 chegaram em Belém – PA, vindo dos Estados Unidos, os missionários suecos, Daniel Berg e Gunnar Vingren. Ainda não conhecendo a língua portuguesa foram morar no porão da Igreja Batista.
Assim que começaram a ensinar e pregar, anunciaram a doutrina dos dons espirituais e do batismo com o Espírito Santo. Alguns membros da Igreja Batista de Belém creram na doutrina, entre eles, as irmãs Celina Albuquerque e Maria de Nazaré, que receberam a experiência com a evidência de falar em línguas no dia 2 de junho de 1911.
No dia 13 de junho, por causa da experiência pentecostal de Celina e Maria de Nazaré, e também a doutrina ensinada por vinngren e Berg, 13 pessoas foram desligadas da igreja (conforme ata da reunião).
Estes fatos ocasionaram uma reunião com 18 pessoas, mais Berg e Vinngren, no dia 18 de junho do mesmo ano para fundarem a igreja Missão de Fé Apostólica, que a partir de 1914 passaria a chamar Igreja Assembleia de Deus.
O fato dos números coincidirem (Celina e Maria de Nazaré serem batizadas com Espírito Santo no dia dois, 13 pessoas serem desligadas no dia treze e 18 pessoas se reunirem no dia dezoito), não dá autoridade para dizer que isto foi um mistério.  Todavia, um movimento que começou com poucas pessoas, com muitas dificuldades, as doutrinas ensinadas manifestas na experiência e por fim, alcançar expressão não só no Brasil, mas no mundo, só pode ser o agir de Deus. (Extraído do Mensageiro da Paz, junho 2011, pg. 3).
Alécio Cardoso dos Santos
Pastor da Igreja Assembleia de Deus de Itambé

Nenhum comentário: