Dê Glória

De gloria

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Quando Idolatramos a Bíblia



A bíblia é contada entre os livros mais lidos do mundo. É usada como fonte de pesquisa, de fé e manual de vida. Olhamos para ela sob várias perspectivas. De fonte histórica somente a amuleto e ocultismo. O livro que fala tanto contra idolatria pode tornar-se um objeto de adoração.

Lembro-me que quando ainda criança sempre que a lia, beijava-a e reverenciava-a. Minha mãe me instruía a fazer assim. Eu amava a bíblia, mas não me deleitava com os seus ensinos, pois tinha pouco entendimento. Era a bíblia para mim um objeto de adoração, uma idolatria.

Não faz muito tempo, dei uma bíblia de presente a um colega de trabalho. Era um rapaz muito trabalhador, mas sofria muito com alcoolismo. Um dia, enquanto descansávamos do almoço, meio embriagado, ele disse: “nuca ganhei um presente tão bom, bebo minhas pingas, mas leio a bíblia”. No tom que ele falava cabia a interpretação: bebo, mas sou religioso, leio a bíblia. Por falta de entendimento, o ato de ler a bíblia, não passava de uma idolatria.

Constantemente vemos nas estantes e escrivaninhas bíblias abertas no Salmo 91. Por ser um salmo com promessa de proteção, deixá-lo exposto pode impedir alguma ação do maligno, do mau olhado ou coisas semelhantes. Mas quando leio o capítulo 4 de Mateus e vejo satanás tentando Jesus com citações desse salmo, concluo que nesse caso, a bíblia não passa de um amuleto, que também se caracteriza idolatria.

Na adoração a outros deuses, tão condenada pelas escrituras, estava incluso adivinhações. Geralmente era consultado algum vidente antes de sair para a guerra ou para tomada de decisões. Hoje, muita gente, não faz nada sem antes tirar um versículo na caixinha de promessas para saber o que Deus vai falar. Em São Paulo, quando visitava uma família, chegou um pseudo-pastor, abriu a bíblia a começou a fazer adivinhações para minha esposa, tentando prever o nosso futuro. É evidente que, tanto nos tempos bíblicos quanto no século XXI, têm os profetas de Deus que falam pelo Espírito Santo. Toda via a quiromancia, adivinhações pela leitura das mãos; a teomancia, adivinhações por uma suposta inspiração de Deus; a bibliomancia, adivinhações através de textos bíblicos; e a cartomancia, adivinhações pelas cartas, não é nada além de ocultismo, o que também pode ser caracterizado como idolatria.

Contudo, não há dúvidas de que ela é a Palavra de Deus. Ela é Luz (Sl 119. 105), a revelação de Deus para humanidade. Seus ensinos nos enchem de sabedoria, maturidade, fé e esperança. O que está escrito nela é a verdade objetiva. É uma história de amor. Do amor de Deus para com os homens. Mas só nos beneficiaremos dessa graça se nos aproximarmos dela com o objetivo de entender e viver o que está escrito. Para isso temos que lê-la como um livro que precisa ser entendido. Se pedirmos ajuda ao Espírito Santo, Ele guiará nossa mente para a compreensão.

Não podemos cometer o mesmo erro dos saduceus (seita do judaísmo nos dias de Cristo). Eles não conheciam as escrituras. Veja o que Jesus disse a eles: “ Porventura não errais vós em razão de não compreenderdes as Escrituras nem o poder de Deus?” (Mc 12. 24). Nem seguir o exemplo de Israel nas ocasiões em que caiu no pecado da Idolatria, seduzido pelas nações vizinhas. Os idólatras não entrarão no céu (Ap 22.15). Se atentarmos para a bíblia com crendices, superstições e hábitos do senso comum perderemos o conhecimento da vontade de Deus, tão necessário para a nossa salvação.

Em toda a bíblia se extrai lições para o dia a dia. No Novo Testamento está revelado o Plano de salvação. Mas vou concluir com três citações que poderão mudar tua vida para sempre:

e, tirando-os para fora, disse: Senhores, que me é necessário fazer para me salvar?

Responderam eles: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa. (At 16,30,31)

Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo (At 2. 38).

Mas Deus, não levando em conta os tempos da ignorância, manda agora que todos os homens em todo lugar se arrependam; (At 17.30)



2 comentários:

Unknown disse...

Gostaria que o Pastor respondesse este questionário, porém se vc é apenas membro e não souber as respostas, pergunte ao seu pastor.


responda aqui ou no meu e-mail
gilmarchamp@hotmail.com


Teste de Conhecimento Bíblico

1- QUANTOS TEMPLOS JESUS CONSTRUIU?
R-

2- QUAL ERA A DENOMINAÇÃO DE JESUS?
R-

3- QUANTAS VEZES PAULO PARTICIPOU DA SANTA CEIA?
R-

4- PORQUE PEDRO E JOÃO FORAM PRESOS QUANDO CONVERTEU

QUASE 5 MIL ALMAS NO TEMPLO?
R-

5- JUDAS VENDEU JESUS POR 30 MOEDAS DE PRATA, MAS QUEM

COMPROU JESUS?
R-

6- DESCREVA OS CARGOS DOS DISCÍPULOS NA IGREJA:
a - Pedro
R-

b- Paulo
R-

c- Silas
R-

d- barnabé
R-

e- Estêvão
R-

7- DAVI DISSE " ALEGREI ME QUANDO ME DISSERAM, VAMOS A

CASA DO SENHOR" A QUE DAVI SE REFERIA?
R-

8- POR QUE O ANJO NÃO MANDOU CORNÉLIO IR ATÉ A IGREJA

DE PEDRO?
R-

9- POR QUE O ANJO NÃO MANDOU PAULO IR NA IGREJA DE

ANANIAS PARA SE CURAR DA CEGUEIRA?
R-

10- POR QUE A VIÚVA POBRE NÃO DEU O DINHEIRO PARA OBRA

DE JESUS NA MÃO DELE PRÓPRIO?
R-

11- POR QUE OS SACERDOTES QUERIAM MATAR LÁZARO APOS

JESUS TER RESSUSCITADO ELE? você

nem sabia disso, não é mesmo?
R-

12- QUANTOS MILAGRES FORAM REALIZADOS NO TEMPLO NO

PERÍODO BÍBLICO? (não vale do lado de fora da porta)
R-




13- POR QUE O DEUS DA BÍBLIA FEZ TANTOS MILAGRES EM

TODOS OS LUGARES, menos no templo, E HOJE SO VEMOS PELA

TV, OS MILAGRES ACONTECENDO NO TEMPLO?
R-

14- POR QUE MOISÉS, ABRAÃO, JOSÉ, ISAQUE, JOSUÉ, RUTE,

ESTER, DEBORA, GIDEÃO E TANTOS OUTROS ESTIVERAM NA

PRESENÇA DE DEUS SEM NUNCA TER ENTRADO EM UM TEMPLO E

NÓS HOJE PRECISAMOS IR AO TEMPLO?
R-

15 -- QUEM VEM SENÃO PARA MATAR ROUBAR E DESTRUIR?
R-

Alécio Santos disse...

Não há necessidade de responder o questionário. O Templo nunca foi casa de Deus. Aos irmãos de corinto, Paulo disse: vos sois templo de Deus, ou seja, a igreja é o povo. Todavia, a igreja de Deus sempre se reuniu e esteve unida, afim da edificação mútua.
Hoje vivemos os dois excessos: uns se aproveitam do ajuntamento do povo para fins espúrios e outros evitando congregar, com explicações carregadas de ignorâncias, rancor e mágoas, nada justificáveis. O povo de Deus tem que se reunir, seja em baixo de uma árvore ou em um templo. A edificação mútua, o amor tem que existir entre os cristãos. Se a igreja tiver condição financeira para construir um espaço confortável para o povo se reunir, não há uma proibição bíblica.